Com o esforço dos devotos do Senhor Bom Jesus, a igreja foi concluída em 1855 à pedido da Coroa. Cem anos depois, outra construção foi erguida no mesmo local e tornou-se conhecida por sua “Sala dos Milagres”. É visitada por milhares de fiéis durante todo o ano, mas principalmente no período da Festa do Senhor Bom Jesus. A igreja, hoje com o nome de Santurário Senhor Bom Jesus de Araquari é um dos principais pontos turísticos da cidade.

Saiba mais:
A fundação da Paróquia remonta ao tempo do Império. Nessa época, Comarcas Eclesiásticas, com suas Freguesias, pertenciam ao bispado do Rio de Janeiro, na então província de Santa Catarina. Foi então em 2 de setembro de 1853 que o vigário “Collado”, da Vara de São Francisco do Sul, o padre Benjamim Carvalho de Oliveira, recebeu o encargo de estabelecer a Freguesia do Paraty e a Fundação da Igreja Matriz, que tinha por nome Senhor Bom Jesus do Paraty. Dois anos depois, em 4 de janeiro de 1855, o fato aconteceu, sendo o primeiro vigário o padre Joaquim Francisco Pereira Marçal.

Em 1887, demolia-se a primitiva Matriz para em seu lugar erguer a nova. O benemérito Joaquim Pereira Lima cedeu uma casa de sua propriedade para servir de Matriz provisória. Em 1957, em um edífio construído, passa a funcionar também a sede da Paróquia, aguardando que, dos alicerces lançados, surgisse a majestosa igreja, o atual Santuário Senhor Bom Jesus de Araquari.

Nesses 100 anos, a Paróquia esteve sob a jurisdição episcopal da Diocese do Rio de Janeiro (1825-1894), passando posteriormente para a Diocese de Curitiba (1894-1908), depois à de Florianópolis (1908- 1929). E quando criada a Diocese de Joinville, estabeleceu-se nela até os dias atuais. O Santuário Senhor Bom Jesus, atualmente é Patrimônio Cultural de Araquari.

Santuário Senhor Bom Jesus de Araquari
Santurário Senhor Bom Jesus de Araquari