Subscribe Now
Trending News

Araquari

Santuário Senhor Bom Jesus de Araquari

Apresentação

Viva Araquari

Eu sou jovem. Sou movida a engrenagens. Sim, engrenagens do campo que semeiam na terra o fruto que me deixou conhecida como a Capital Catarinense do Maracujá. Engrenagens urbanas que geram empregos, renda e qualidade de vida para centenas de famílias que me escolheram para viver. Aqui em minhas belas terras, rios, campos, praias, lagoas e quedas d’água eu as conforto e elas zelam por mim.

Eu cresci. Tive um salto em desenvolvimento. Tornei-me destaque. Ganhei importância e agora sou vista, sou procurada, sou prestigiada. E sou ainda puro potencial. Em minhas terras planejam, projetam e sonham. Sim, porque aqui se acredita que as grandes conquistas, não são menos do que sonhos realizados.

Eu tenho 143 anos e mais de 45 mil habitantes para me abraçar e me lembrar de que, se hoje eu sou grande é porque eles me completam, me impulsionam e me fazem emergir. Eu sou Araquari e desde minha fundação, sou formada por quem vive aqui.

Por minhas águas, grandes navegadores passaram como Cabeza de Vaca. E, por minhas terras, muitos desbravadores estiveram. Mas é na constância dos dias que eu me transformo, me construo, pela dedicação e amor daqueles que em mim habitam.

E assim como meu povo hospitaleiro, eu te convido para me conhecer. Seja bem-vindo à Araquari.

Praia da Barra do Itapocu e Lagoa da Cruz

Conheça um pouco mais de Araquari

Araquari fica à margem da Baía da Babitonga e é cortada por rios, com belas paisagens naturais. Seu nome significa “rio de refúgio dos pássaros”, no idioma dos índios Carijós. Há indícios de que seu território foi visitado por navegadores portugueses, 40 anos depois do descobrimento do Brasil. A principal atividade econômica é atualmente industrial, mas, por muitos anos era fixada na agricultura. Conhecida como a Capital Catarinense do Maracujá, a cidade tem 70 leitos de hospedagem. Fica a 25 km de Joinville e a 160 km de Florianópolis.

Dados do Município

Região Turística: Caminho dos Príncipes
Área: 383.986 km (IBGE/2016)
População: 45.180 habitantes (IBGE/2022)
Latitude: 26°22’12
Longitude: 48°43’20
Altitude: 9 m
Cidades próximas: Joinville, São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul, Guaramirim, São João do Itaperiú, Barra Velha.

Caminho dos Príncipes

A região recebeu esse nome por fazer parte do dote da princesa Francisca Carolina, irmã de D. Pedro II, quando se casou com o príncipe de Joinville. A Serra do Mar e seu entorno com a Mata Atlântica, córregos e cachoeiras, o histórico município de São Francisco do SUl e as charmosas paisagens rurais encantam os visitantes. Também chama a atenção as festas conhecidas nacionalmente como a Festa das Flores e o famoso Festival de Dança de Joinville.

Localização

Araquari, situada no litoral norte de Santa Catarina, tem 384,172 km² de área territorial e uma de suas principais características é a localização privilegiada. Vizinha da maior cidade de Santa Catarina, Joinville, a cidade está entre duas rodovias federais, a BR-280 e a BR-101.

A empresa responsável pelo transporte coletivo de Araquari é Verde Mares, que atua com linhas urbanas e intermunicipais. São 22 linhas que atendem a cidade no deslocamento dentro do perímetro urbano. O transporte intermunicipal da Verdes Mares liga Araquari a outras cidades próximas como Joinville, Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul e Barra Velha.

Próximo dos aeroportos:
Joinville via BR 101 – 51 minutos e aproximadamente 51 km; Florianópolis via BR 101 – 2h30 e aproximadamente 182 km;
Navegantes via BR 101 – 1h05 e aproximadamente 75 km;
Curitiba via BR 376 E 101 – 1h53 e aproximadamente 144 km.